Folha

As folhas são apêndices laminares do caule, geralmente clorofilados que apresentam crescimento limitado. Esses  órgãos das plantas são especializados em captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese, a respiração e a evapotranspiração. Essas estruturas tendem a maximizar a superfície em relação ao volume, de modo a aumentar tanto a área da planta exposta à luz, quanto a área da planta onde as trocas gasosas são possíveis por estar exposta à atmosfera.

Entretanto em casos como plantas de climas áridos essa estrutura não é maximizada para que não ocorra danificação do aparelho fotossintético.

 

Folhas modificadas

  • Gavinhas

Tipo de prolongação do caule que dá suporte as plantas trepadeiras, para se agarrar a outras plantas ou em outros lugares, também sai da axila foliar.

Gavinhas

Gavinhas

  • Brácteas

Existem folhas na base das flores que recebem o nome de brácteas. Elas são geralmente pouco vistosas, mas podem ser coloridas, atuando como estruturas de atração de insetos e pássaros. É o que acontece na flor do bico-de-papagaio e na de primavera.

Bráctea

Bráctea

  • Espinhos

São projeções do caule, geralmente pontiagudos que  protegem a planta. Normalmente é uma folha modificada para evitar a transpiração excessiva em locais áridos.

Espinhos

Espinhos

  • Cotilédones

São as primeiras folhas que surgem dos embriões das espermatófitas, interrompendo durante a germinação das sementes.São estruturalmente diferentes das outras folhas, uma vez que cumprem uma função especial para a sobrevivência deste ser vivo, contribuindo com suas reservas de nutrientes para alimentar a plântula em desenvolvimento, enquanto esta não pode ainda produzir a quantidade suficiente de nutrientes através da fotossíntese.

Cotilédones

Cotilédones

  • Catáfilos

Os catáfilos são folhas reduzidas que geralmente protegem as gemas dormentes, com grandes reservas de nutrientes. Em alguns casos especiais, atuam como órgão de reserva, como na cebola e no alho.

catáfilos

catáfilos

Deixe um comentário

Deixe um comentário