Conhecendo o Blog

O blog Morfoanatomia Vegetal foi criado para auxiliar os alunos da disciplina Morfologia e Anatomia vegetal do curso de Biologia no intuito de facilitar seus estudos disponibilizando materiais e informações sobre a referida disciplina.

Vale destacar que a disciplina Morfologia e Anatomia Vegetal é um ramo da Botânica que estuda a organização externa e interna do corpo do vegetal de um modo geral, dando ênfase aos processos de desenvolvimento do vegetal e aos órgãos vegetativos e reprodutivos, a partir de observações e comparações.

UM POUCO MAIS SOBRE A DISCIPLINA

A disciplina Morfologia e Anatomia Vegetal é caracterizada como uma área que proporcionar conhecimentos básicos de anatomia vegetal visando a compreensão da estrutura e o funcionamento do organismo vegetal, uma vez que transmite conhecimentos básicos quanto a organização das plantas nos três diferentes níveis: células, tecidos e órgãos.

Nessa perspectiva em contato com a área desenvolve-se a habilidade de manuseio do microscópio óptico e estereoscópico, visando à observação de material vegetal, a fim de conhecer os tecidos, órgãos vegetais, suas funções e importância destes para o funcionamento do organismo vegetal. A partir disto, esta área da botânica elucida as variações estruturais morfológicas e anatômicas das plantas como modificações vegetais decorrentes do processo de interação ambiental.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ÁREA

O objetivo da disciplina Morfologia e Anatomia Vegetal, buscando sua integração com conceitos básicos da biologia, é compreender através de observações e comparativos o desenvolvimento, organização e o estabelecimento do corpo vegetal dando ênfase as estruturas e órgãos presentes no seu crescimento.

Após cursar a disciplina o aluno deve estar apto a reconhecer e classificar as estruturas presentes no corpo vegetal e distinguir as características dos grandes grupos de Angiospermas (Monocotiledôneas e Eudicoltiledôneas) quanto aos órgãos vegetativos e reprodutores, que serão utilizados ao longo da graduação na área de Botânica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s