Tecidos vegetais

Após a embriogênese, a maior parte do desenvolvimento da planta ocorre por meio da atividade dos meristemas. Esses estão envolvidos com o chamado crescimento primário, um crescimento  em comprimento que resulta na formação dos tecidos primários, que constituem o corpo inicial da planta.

Esses tecidos estão agrupados em três sistemas: sistema dérmico, vascular e fundamental.

Sistema dérmico 

Formado pela epiderme  que é a camada de células externas do corpo primário da planta, possuindo células comuns não especializadas. Sua função básica é a proteção mecânica e revestimento, além de reduzir a perda de água através da cutícula.

Epiderme

A periderme, por sua vez, é o tecido formado sobre a epiderme, a substituindo como tecido de proteção em raízes e caules. Esse tecido contém células suberizadas e esclereídes.

Sistema vascular

O sistema vascular possui a função de transporte e condução de substâncias no interior do corpo vegetal. Esse sistema possui por isso dois tecidos específicos para esta função.

O xilema é o principal elemento condutor de água e sais minerais das raízes para as demais partes vegetais. O xilema é um tecido mais interno que possui uma estrutura rígida, alongada e afilada, sendo constituído por dois tipos de células: traqueídes e elementos de vaso.

xilema-e-floema

O floema é o tecido que transporta os produtos da fotossíntese (fotoassimilados) das folhas para as áreas de crescimento e estoque (caule, raízes e folhas mais novas) Esse tecido é localizado mais externamente e apresenta variação de células quanto ao grupo vegetal.

Nas Gimnospermas as células encontradas são: células crivadas e células albuminosas. Por outro lado nas angiospermas há elementos de tudo crivado e células companheiras.

Essas células geralmente são alongadas e atuam no transporte das substâncias orgânicas que foram produzidas no processo fotossintético e precisam ser distribuídas, uma vez que é a matéria prima para o crescimento vegetal, lembrando que a sacarose é o principal açúcar transportado.

 

Esquema da localização do xilema e do floema

Esquema da localização do xilema e do floema

Sistema fundamental 

 Esse sistema consiste em três tipos de tecidos fundamentais:

Parênquima => Tecido metabolicamente ativo que está envolvido com a fotossíntese, respiração,armazenamento e secreção, cicatrização e regeneração. Suas principais células são as células parenquimáticas.

Parênquima

Colênquima => Este tecido está envolvido na sustentação e preenchimento do corpo vegetal. Geralmente é encontrado na periferia dos caules. Suas células constituintes são as células colenquimáticas que possuem uma forma alongada.

colenquima

Esclerênquima => Comumente destacado como tecido morto, o esclerênquima dá resistência e sustentação as partes vegetais que não estão se alongando, protegendo esses órgãos  contra choques mecânicos. Suas principais células são as fibras e eclereídes, que possuem lignina. (Substância que confere rigidez à essas células)

Esclerênquima

ES: Esclerênquima

Abaixo segue o esquema do arranjo de todos os tecidos

Corte de folha

Corte de folha

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s