Morfologia

A primeira estrutura a emergir da semente em germinação é a raiz, possibilitando a plântula (planta na fase inicial) fixar-se no solo e absorver água. Isso reflete as duas principais funções da raiz:  fixação e absorção. Duas outras funções associadas às raízes são as de armazenamento e condução. 

As substâncias orgânicas produzidas pelas partes aéreas, nas regiões fotossintéticas da planta deslocam-se pleo floema para os tecidos de reserva da raiz, onde serão estocados ou digeridos pela planta.

 

Pode-se dividir o grande grupo das Angiospermas ( Plantas vasculares com flores, frutos e sementes) em dois: As eudicotiledôneas (que possuem mais de um cotilédone) e as monocotiledôneas (possuem apenas um cotilédone) desta forma o sistema radicular difere nesses dois grandes grupos.

Sistema radicular pivotante => Possui uma raiz central e interligadas a esta raízes laterias. É um sistema característico de plantas Eudicotiledôneas que penetram mais profundamente no solo

Raiz pivotante ou axial
                                                                                                     Raiz pivotante ou axial

Sistema radicular fasciculado = > São raízes uniformes que se formam  partir do caule e por isso são chamadas de raízes adventícias. É um sistema característico de plantas monocotiledôneas que agarram partículas do solo com mais superficialidade.

Raiz fasciculada
                                                                                                         Raiz fasciculada
Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s