Conhecendo algumas plantas

Richardia grandiflora

                    P1010096

Planta herbácea com caule prostrado e ramificado, possuindo tricomas do tipo pubescente espalhados por toda sua extensão. As folhas são simples, esverdeadas e discolor sem odor característico. Possuem nervuras bem acentuadas e tricomas ao longo de todo o limbo. Flores brancas apresentando- se como gamopétalas do tipo campanulada. São dispostas em conjunto, a maioria no ápice ou laterais. No caso do gineceu e androceu apresentaram-se brancos e bem visíveis.

Turnera subulata

GE DIGITAL CAMERA                   GE DIGITAL CAMERA

Planta tomentosa com caule ereto, marrom e ramificado.  As folhas são simples de coloração verde com nervuras bem acentuadas e margens denteadas. Flores diclamídeas dialipétalas de coloração marrom no centro com uma margem amarela e demais pétalas brancas. Possuem gineceu e androceu dispostos no centro da flor, pequenos mais visíveis. São flores solitárias e muitas geminadas.

Ipomoea pes-caprae

GE DIGITAL CAMERA                  GE DIGITAL CAMERA

Planta herbácea e perene com caule que apresenta-se na forma de ramos rasteiros ou escandentes.  Folhas simples, rígidas, coriáceas e em forma de coração com uma invaginação ou corte no ápice e por isso são folhas quase labras. As flores são gamopétalas de coloração lilás e em forma de trombeta, grandes e muito vistosas dispostas em pequenos corimbos axilares longos e pedunculados. No caso do gineceu e androceu apresentaram-se brancos e bem visíveis. Os frutos são cápsulas oblongas, deiscentes de coloração contendo quatro lóculos onde estão dispostas as sementes.

Crotalaria spectabilis

GE DIGITAL CAMERA                 GE DIGITAL CAMERA

Planta subarbustiva possuindo caule esverdeado ereta e pouco ramificado. As Folhas são ovais com base lisa e ápice oval, discolor, com nervuras do tipo peninérveas. Apresenta inflorescência racemosa ou indeterminada com flores laterais em tons amarelos que quando fechadas possuem leves tons marrons. O fruto é esverdeado, pequeno e apresenta-se na forma de vagem, possuindo em seu interior muitas sementes.

Lourteigia ballotifolia

GE DIGITAL CAMERA                GE DIGITAL CAMERA

Planta herbácea e aromática com caule em tom róseo com poucas ramificações, ereto e pubescente. Folhas pequenas verdes opostas, não sendo pecioladas, mas apresentando-se com aspecto áspero e margem denteada.  As flores  dispostas em inflorescência vistosas e variando em cores como branco e vinho.  Já os frutos são finos do tipo vagem com sementes pequenas.

Estudando Morfologia e Anatomia vegetal pode-se definir estruturas e órgãos vegetais de diversas plantas facilitando assim sua identificação e classificação.

Fique por dentro do assunto e siga o blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s